Cuide bem de seus olhos: O diagnóstico precoce evita danos a sua visão

A saúde dos seus olhos é tão importante quanto a de outras partes do seu corpo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), se as pessoas não se conscientizarem da importância da saúde ocular, em 2020 existirão no mundo 75 milhões de cegos e mais 225 milhões de pessoas incapazes de desempenhar tarefas cotidianas devido à deficiência visual.

Muitos problemas oculares, como catarata, diabetes ocular, glaucoma, miopia, astigmatismo, hipermetropia, presbiopia e doenças maculares, podem ser devidamente tratados e curados. No entanto, o diagnóstico precoce é fundamental quando se trata de doença dos olhos. Isso porque o glaucoma e a diabetes ocular, por exemplo, não apresentam sintomas, agindo silenciosamente. Quando o paciente descobre que tem a doença ela já está avançada, reduzindo as chances de cura.

Por isso mesmo, a prevenção é aliada quando se trata da saúde ocular. Médicos afirmam que realizar exames de vista regularmente ajuda a reduzir metade dos problemas de visão. O ideal é agendar uma consulta com o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano, pois só ele é capaz de fazer uma análise mais completa dos olhos e identificar alterações visuais que você não consegue ver ou sentir.

Em caso de sintomas estranhos no dia a dia, como dor de cabeça e dificuldade para enxergar de perto ou de longe, o médico deve ser consultado imediatamente. Lembre-se que seus olhos são bens preciosos e as janelas da sua alma!

Topo