logo
Oftalmologia infantil


Oftalmologia infantil


Os pais devem estar atentos pois os pequeninos também podem apresentar problemas de visão, e quanto mais cedo estes problemas de visão forem diagnosticados melhor será para a saúde da criança. Quando a criança é pequena geralmente elas não tem a noção exata do que seja uma visão perfeita, por isso talvez seja difícil fazer um diagnóstico, mas se você como mãe estiver atenta poderá perceber alguns pequenos sinais que indicarão que seu filho está com alguma dificuldade para enxergar como por exemplo: como dor de cabeça depois da aula, ficar muito próximo de livros ou da televisão, não conseguir ver algo que você aponta a certa distância e olhos irritados. Além disso o rendimento dele na escola pode cair e ele ter dificuldade e até mesmo não gostar de estudar.

Os principais problemas de visão que surgem nas crianças são a hipermetropia, miopia, astigmatismo e estrabismo; esses são os problemas mais comuns e  afetam quase que 30% das crianças que estão em idade escolar Esses problemas visuais podem atrapalhar  a aprendizagem das crianças; por isso é importante um rápido diagnostico.

Alguns desses problemas podem ter origem nos  esforços visuais aos quais os pequenos são submetidos desde cedo, como o computador, a televisão, ou até mesmo em decorrência de hereditariedade.

Esclarecendo alguns dos problemas mais comuns:

Miopia: Dificuldade que a criança tem para enxergar de longe;

Hipermetropia:  É quando o a criança vê que os objetos colocados a sua frente ficam borrados;

Astigmatismo: É quando a criança  tem uma visão desfocada de qualquer objecto a qualquer distância e pode estar associado tanto a hipermetropia quanto a miopia.

Estrabismo: É quando a criança entorta o olho ao olhar para alguma coisa por alteração na convergência ou divergência. O tratamento pode ser através de exercícios ortópticos, tampão, óculos ou mesmo cirurgia.

Todos esses problemas podem ser solucionados com o uso de óculos ou outra forma, e o oftalmologista é quem escolherá a melhor forma. É recomendado que você leve o seu filho no oftalmologista a partir dos três anos de idade, pelo menos uma vez por ano. Com um controle periódico o oftalmologista  vai poderá  diagnosticar ou prevenir algum problema de visão que o seu filho possa ter.

Lembre-se que os bebês enxergam bem menos que uma pessoa adulta.

Se sua criança é muito pequena para fazer um exame oftalmológico, mesmo assim você pode fazer um teste simples em casa. Observe quando ela estiver prestando atenção em algo na TV ou em um brinquedo e discretamente tampe um olho por alguns segundos. Depois faça o mesmo com o outro olho. Se a criança enxergar menos com um dos olhos ela vai reagir quando tamparmos o outro olho(o que enxerga bem). Mas o teste tem que ser feito com astúcia e discrição para a criança não perceber.

Topo