SAIBA MAIS SOBRE A CATARATA E A CIRURGIA REFRATIVA

Catarata

A catarata é o principal problema de cegueira no mundo. Inevitável por volta dos 50 anos de idade, ela é uma lesão ocular que causa o embaçamento do cristalino, lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem.

O seu principal sintoma é a falta de nitidez. Inicialmente, a pessoa vê como se estivesse com a lente dos óculos embaçada ou com uma névoa diante dos olhos. Porém, com a evolução do quadro, ela passa a enxergar apenas vultos. A boa notícia é que ela é totalmente reversível.

A catarata pode ser congênita (casos raros) ou adquirida. A sua principal causa é o envelhecimento, mas diabetes e uso indiscriminado de colírios também são fatores de risco. Outras causas são inflamações intra-oculares e traumas como socos ou batidas fortes na região dos olhos. Se não tratada, a doença pode provocar cegueira.

Por isso mesmo, um diagnóstico preciso e precoce é fundamental. Ele é feito por um oftalmologista, que após um exame minucioso verificará se o cristalino possui alguma possui alguma lesão com aparência de véu esbranquiçado nos olhos.

Após o diagnóstico de catarata, o paciente é encaminhado para a cirurgia, o único tratamento para esse problema. Ela é simples e rápida, feita apenas com anestesia local. O objetivo é retirar a catarata e implantar uma lente artificial que recupera a visão. O cristalino pode ser retirado inteiro ou por facoemulsificação (um aparelho tritura e aspira), que tem a vantagem de exigir corte menor e menos suturas.

Os cuidados pós-operatórios incluem uso de colírio antibiótico e anti-inflamatório, e repouso. Recomenda-se, ainda, evitar o uso de maquiagem e utilizar protetor acrílico.

Cirurgia refrativa

A chamada cirurgia refrativa é um tipo de intervenção cirúrgica ocular para correção de miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo. Ela utiliza o Excimer Laser, um equipamento que emite laser ultravioleta para remodelar a superfície da córnea, modificando sua curvatura e corrigindo os problemas de visão.

Hoje, há várias técnicas para realizar a cirurgia refrativa: PRK (Ceratectomia Fotorrefrativa);   LASIK (Laser Assisted In Situ Keratomileusis); FEMTOSECOND LASER; e PRESBILASIK.

Qualquer pessoa com mais de 18 anos, ausência de doenças oculares ou sistêmicas e que não esteja grávida pode se submeter à cirurgia refrativa. Ela é realizada sob um colírio anestésico e leva em média 3 minutos por olho, por isso mesmo não é necessária internação. Além disso, o pós-operatório é rápido.

Até dois dias após o procedimento já é possível voltar às atividades normais. Um pequeno desconforto ou sensação de olho seco pode ocorrer. Para isso, recomenda-se o uso de colírios específicos. Os primeiros resultados podem ser sentidos logo após a cirurgia, mas o tempo médio para o resultado final é três semanas.

Customizada

A cirurgia refrativa também pode ser customizada com um analisador de frentes de onda ou  Wavefront (como o OPD Scan) para avaliar pequenas imperfeições na visão. Essa análise é traduzida para o aparelho de Excimer Laser e então é aplicado a laser.

Por causa do alto custo e do acentuado desgaste corneano, porém, essa técnica não deve ser usada rotineiramente, apesar das suas vantagens específicas.

Topo