logo

Dúvidas sobre cirurgia a laser

Perguntas e respostas:

1) Meu tipo de problema de vista pode ser corrigido a Laser?
O Excimer Laser corrige Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia, podendo assim ser usado para corrigir a visão de longe e de perto.

2) O Excimer Laser corrige a “vista cansada”?
Em alguns casos; A Presbiopia ou vista cansada é corrigida através de uma técnica chamada Presbilasik que inclui várias subtécnicas entre as quais a mais usada é a da visão em Báscula, onde se privilegia a visão de um olho para longe e do outro para perto. Porém se a pessoa tem Hipermetropia, a correção com Excimer Laser vai melhorar a visão de perto também.

3)  O Excimer Laser piora a visão de perto?
Absolutamente não. Pessoas míopes às vezes têm mais facilidade para enxergar de perto. Se por exemplo, uma destas pessoas corrige a miopia totalmente, vai se transformar em um indivíduo normal, e não mais um míope e indivíduos normais de mais de 40 anos podem ou não necessitar de um óculos para ler letras pequenas de perto, a chamada vista cansada ou presbiopia. A cirurgia não piorou a visão de perto, apenas eliminou a miopia, que embora ajude a visão de perto atrapalha a de longe. Sempre existe a possibilidade de correção em báscula também da miopia.

4) O que é vista cansada?
A vista cansada ou Presbiopia é um fenômeno que faz com que ao longo da vida nossa visão de perto vá piorando cada vez mais. É portanto um fenômeno natural, progressivo e atinge 100% das pessoas. Nos míopes, a presbiopia demora mais para se manifestar, razão pela qual quando se corrige o grau de um míope, transformando-o então num indivíduo normal, ele pode vir a precisar de óculos para perto. Após os 40 anos geralmente os indivíduos normais começam a necessitar de um óculos de 0,5 grau, graduação que vai aumentando progressivamente até aproximadamente 60 anos de idade, quando se estabiliza.

5) Vale a pena corrigir a miopia se eu tenho mais de 40 anos?
É lógico que sim, pois embora possa ter mais dificuldade para perto você vai enxergar melhor de longe e média distância que é a visão que nós usamos 90% do tempo. 50% dos pacientes que se submetem ao Excimer Laser tem mais de 40 anos.

6) O que é considerado visão de perto?
É visão que está até 40 cm dos olhos (2 palmos) que usamos aproximadamente 10% do tempo.

7) Esta cirurgia tem garantia?
A medicina não é uma ciência exata e lidar com o corpo humano não é como consertar uma televisão ou um carro. Em medicina não existem garantias, mas sim, estatísticas. No caso do Excimer Laser cerca de 96% dos pacientes obtêm resultado satisfatório e mais de 90% conseguem se livrar dos óculos. Nenhum procedimento, em nenhuma área da medicina possui tal precisão.

8) E quanto aos riscos?
O Excimer Laser é um dos procedimentos mais seguros da medicina. Em medicina, nunca se pode dizer que um procedimento é 100% seguro, porém, para se ter uma ideia, o risco por exemplo de infecção é da ordem de 1/55.000. Devido a ser um procedimento altamente seguro a comunidade científica internacional permitiu que ele fosse feito bilateralmente (os dois olhos de uma vez).

9) Por que meu oftalmologista é contrário ao Excimer Laser?
Em pesquisas realizadas nos 2 últimos Congressos Brasileiros, mais de 90% dos oftalmologistas manifestaram seu entusiasmo pelos resultados atuais da cirurgia refrativa, portanto, mais de 90% dos oftalmologistas que se atualizam e vão à congressos são favoráveis à cirurgia refrativa.

10) A correção do grau dura quantos anos? Pode haver regressão?
O índice de regressão da correção à laser hoje é menor que 1%.

11) Mas eu tenho uma tia que fez e o grau voltou.
Até 1996, com os aparelhos de 1ª geração o índice de regressão era alto. Até 20%, porém hoje estamos na 4ª geração de Excimers Lasers que são infinitamente mais modernos e precisos.

12) O aparelho que o Dr. Sanzio usa é de última geração?
O Laser Center, clínica da qual o Dr. Sanzio é sócio, utiliza hoje os 3 aparelhos mais novos em atividade em Belo Horizonte sendo dois NIDEK EC 5000CX – III e um Bausch & Lomb Technolas KR 217. Além disso o Laser Center responde por mais de 60% dos procedimentos à laser realizados em Belo Horizonte (mais que a soma de todas as outras clínicas juntas).

13)  Eu vi na Internet que a tecnologia mais moderna do Excimer Laser é o Wavefront. O Dr. Sanzio utiliza esta técnica?
Sim, o CX – III está equipado com tecnologia de aberrometria e nós contamos com um aparelho na clínica chamado OPD que faz a análise de Wavefront pré operatória. O Dr. Sanzio também conta com um aparelho Technolas KR 217 equipado com tecnologia de correção por aberrometria, porém este tipo de correção tem indicações específicas e tem alto custo. Quando for o caso, o próprio Dr. Sanzio informa ao paciente que naquele caso está indicado o uso do Wavefront, caso o paciente queira investir um pouco mais. Existe ainda a tecnologia Femtosecond que permite fazer flaps com o laser. Também tem alto custo e apresenta indicações específicas.

14) Eu ouvi dizer que esta cirurgia ainda é uma coisa nova e ainda está se desenvolvendo.
Esta cirurgia se iniciou em 1950 na Espanha; o laser foi introduzido em 1977 na Alemanha. No Brasil chegou em 1985 e passou a ser realizada rotineiramente desde 1991. Portanto, já há pacientes operadas há mais de 20 anos. É claro que o laser prossegue seu desenvolvimento, mas já atingiu um estágio de grande aceitação, sendo realizados milhões de procedimentos em todo o mundo atualmente.

15) Mas eu ouvi dizer que ninguém sabe o que pode acontecer no futuro se fizer uma cirurgia destas.
Absurdo, pois como já foi dito, há pacientes operados há mais de 20 anos. Além disso após 2 ou 3 anos é difícil identificar se o paciente fez alguma cirurgia, já que praticamente não ficam marcas, elas desaparecem, não ficam cicatrizes.

 

16) E se um dia eu tiver catarata e tiver que operar?
Uma coisa não influencia a outra. O Excimer Laser é uma aplicação externa na córnea e a cirurgia de catarata é uma cirurgia intraocular, são duas coisas totalmente diferentes.

17)  Mas o Excimer Laser não atrapalha o cálculo da lente intraocular da cirurgia de catarata?
Não, hoje existem aparelhos que podem calcular o grau da lente em pacientes já submetidos à laser.

18)  Meu grau tem que estar estabilizado?
O conceito de estabilidade do grau não é aceito na oftalmologia moderna. Embora haja uma estabilidade morfológica quando cessa o crescimento, fatores fisiológicos como a densidade do cristalino, a composição dos humores oculares e a complacência do colágeno corneano podem influenciar o grau. Assim, pequenas flutuações no grau podem ocorrer durante toda a vida. Após os 18 anos, se a topografia estiver boa, o paciente já pode se submeter à aplicação de laser. 

Topo