logo

Cirurgia de Catarata

À medida que envelhecemos, nosso corpo passa por uma série de mudanças naturais. Com o envelhecimento do olho, essas mudanças podem levar a condições que afetam a qualidade da visão. O distúrbio visual mais comum relacionado à idade é o desenvolvimento de catarata, uma condição que vai gradativamente turvando a visão. Porém, se for diagnosticado com catarata, não perca a esperança: com um tratamento bem-sucedido, pode ser possível recuperar uma visão mais clara, brilhante e nítida que você não tem há anos!

O que é catarata?
Ao contrário da crença popular, a catarata não é uma espécie de "película" que se forma sobre a superfície do olho. Na realidade, a catarata é uma alteração na transparência da lente que existe dentro do olho, um enevoamento gradativo que pode tirar a nitidez da visão com o decorrer do tempo.

   

A luz entra no olho pela córnea, passa pela lente do cristalino e é focalizada com precisão na retina, criando uma imagem clara e nítida.

À medida que o olho envelhece, o cristalino se torna mais enevoado, permitindo a passagem de menos luz. A luz que chega à retina se encontra difundida ou dispersa, deixando a visão desfocada e embaçada.

As cataratas, geralmente, se desenvolvem devagar e sem dor. Na verdade, você pode nem perceber que sua visão está mudando. Além disso, as cataratas podem avançar até que, com o tempo, você sofra perda total da visão, caso em que nenhuma dieta ou tratamento com laser poderá retirá-la. O único tratamento verdadeiramente eficaz contra catarata é remover totalmente a lente enevoada do cristalino.

Felizmente, a cirurgia de catarata é um dos procedimentos cirúrgicos mais seguros e eficazes, além de um dos mais bem-sucedidos. A idéia de cirurgia pode parecer um pouco assustadora no início, mas, depois que entender o processo e os benefícios de recuperação da visão e mudança de vida que ela pode oferecer, você provavelmente não verá a hora de passar pelo procedimento!

Hoje com o implante de lentes intraoculares dobráveis a cirurgia pode ser feita por uma incisão de dois milímetros, sem que sejam necessários pontos.

O tempo cirúrgico é da ordem de 5 ou 6 minutos e a recuperação é rápida. Não necessita internação.

Topo