logo
Nós cuidamos da saúde dos seus olhos


Nós cuidamos da saúde dos seus olhos


Os olhos são a janela da alma, como já dizia o poeta William Blake. Por meio dele, enxergamos o mundo ao nosso redor. Não é à toa que a visão é um dos sentidos mais importantes e mais necessários no dia a dia.

Doenças oculares podem interferir diretamente na rotina de uma pessoa e mudá-la completamente. Miopia, astigmatismo e hipermetropia são alguns deles. Por isso mesmo, exames de prevenção devem ser realizados periodicamente para garantir olhos e vida saudáveis.  

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, até 75% dos casos de cegueira resultam em causas previsíveis ou tratáveis. No entanto, muitas pessoas passam anos sem se consultarem com um profissional, acreditando que se podem enxergar é porque os olhos estão saudáveis. O que elas não sabem é que grande parte das disfunções oculares se desenvolvem de forma silenciosa.

Para evitar qualquer tipo de problema, o ideal é fazer um check-up oftalmológico uma vez ao ano. Ele inclui o tradicional exame de acuidade visual, que utiliza letras de diferentes tamanhos ou símbolos para avaliar o potencial de visão do indivíduo, além do exame de movimentos oculares; fundoscopia; tonometria; e avaliação das vias lacrimais.

Além do exame periódico, adotar alguns hábitos ajuda a prevenir doenças oculares. Confira:

Alimentação: Adote uma dieta saudável, livre de excesso de fritura, sal, açúcar e carne vermelha.

Não saia sem óculos de sol: A exposição a altos índices de raio ultravioleta provoca degeneração macular.

Evite passar muitas horas em frente ao computador: Faça uma pausa a cada duas horas para descansar os olhos e evitar a Síndrome do olho seco.

Topo